Biografia de Tribalistas

Tribalistas

  • Genero: MPB
  • Website: www.emi.com.br/artista.asp?a=2942
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Enviado por: Letras de Músicas

Biografia

Enviado por: Caf

Tribalistas é um projeto musical brasileiro que foi composto por Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Tal reunião resultou em um álbum lançado no Brasil em 2002 e no exterior em 2003. O álbum vendeu mais de um milhão cópias somente no Brasil. O álbum conseguiu também um sucesso considerável na Europa, particularmente na Itália, Portugal e França. Recebeu cinco Grammy's de música latino-americana em 2003 e um prêmio de música mundial da BBC em 2004. Algumas faixas do CD/DVD foram resmaterizadas em inglês e fizeram muito sucesso na Europa.

Assim como a formação do grupo, o álbum não surgiu repentinamente. Tudo começou quando Marisa Monte foi gravar uma participação no disco que o Arnaldo Antunes estava fazendo, produzido pelo Carlinhos Brown. O grupo ficou junto uma semana e resolveram fazer algumas músicas. O grupo ainda não pensava em gravar um disco juntos. O grupo não tinha a intenção de compor um disco. De tempos em tempos o grupo se encontrava para concluir algumas músicas que já estavam em projeto. Para o grupo, Os Tribalistas não era um projeto, era um sonho, um desejo que cada um tinha. Quando o grupo saiu da Bahia já se tinha um repertório que podia ser gravado pelos três juntos e depois de muitas reuniões do grupo decidiu-se lançar um CD com um DVD incluso. O nome do grupo veio de uma música composta pelo grupo que recebeu o título de Tribalistas. O grupo vinha pensando, queriam um nome, como se fossem um conjunto, para não chamar atenção de Carlinhos, Marisa e Arnaldo. E aí pensaram nesse nome, Tribalistas. Fizeram a canção já um pouco com essa idéia. A canção foi feita depois do nome. Primeiro grupo pensou em um nome que vinha de três, de tri, de tribo. Daí surgiu: "Tribalistas".

Com uma concepção bem original, foi união de Marisa Monte, grávida, mas em plena forma; de Arnaldo Antunes, vindo de uma carreira solo; de Carlinhos Brown, com um reconhecimento internacional maior do que nunca. Os Tribalistas, saudosistas do futuro, como eles próprios afirmam, tiveram ínicio em Salvador e o álbum foi gravado secretamente em treze dias, um para cada canção, na casa de Marisa no Rio. O DVD mostra a gravação de cada uma das treze faixas do álbum e, entre uma e outra, mostra diálogos dos três no estúdio. O destaque ficou com Marisa, que só não roubou a cena porque sua linda e afinadíssima voz em dueto com a voz rouca e "deliciosamente desafinada" de Arnaldo resultaram em um contraste perfeito. Aliás, ver Arnaldo Antunes cantando em Tribalistas lembra da época de ouro dos Titãs em 1989. Carlinhos Brown foi brilhante na parte percussiva, o que caracterizou muito o álbum que tem uma identidade bem acústica e detalhista. Como o próprio trio afirma, o resultado seria impossível sem a cumplicidade total entre os três. Foi um trabalho todo realizado em conjunto, do início ao fim. Além de tudo isso, as letras são ótimas: bem originais, inteligentes e atuais. Percebe-se grande influência de Arnaldo, com suas sacadas inteligentes e às vezes abstratas, nas composições. O estilo varia. Tem desde bossa nova até rock, passando pelo samba e pelo soul. Tem até uma canção de natal, "Mary Cristo". O detaque fica para as faixas Já Sei Namorar e Velha Infância, tema de Edwiges e Cláudio (Carolina Dieckman e Erik Marmo) na novela Mulheres Apaixonadas de Manoel Carlos exibida pela Rede globo de 17/02 a 11/10/2003.

  1. FAQ
  2. Política de privacidade
  3. Anuncie aqui
  4. Fale conosco
  5. Como funciona?

©2003 - 2017 Letras de Musicas.com.br. Todos os Direitos Reservados.

É permitido somente a visualização na tela as letras de música encontradas no Letras de Músicas, vedada sua reprodução através de qualquer outros meios. (Lei 9610/98)
All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics provided for educational purposes only.